2.9.08

Quem é bom, se vira em qualquer situação



Nossos atletas paraolímpicos são conhecidos por estarem entre os melhores do mundo, mesmo sem a fama e o incentivo dos atletas olímpicos. Muitos deles são recordistas mundiais e paraolímpicos em modalidades como atletismo e natação, motivo de orgulho para quem gosta de acompanhar o esporte e sente prazer em ver gente superar todo tipo de limites. Um desses destaques, com grandes campanhas em competições nos últimos anos, é o nadador Clodoaldo Silva, uma grande esperança de medalha nas Paraolimpíadas de Pequim, que começam no próximo sábado. Mas sua participação está seriamente ameaçada. Pior: por ele mesmo.
 
Ele foi notificado pelo CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro), no final de junho, que o IPC (Comitê Paraolímpico Internacional) aceitou protesto de um país, não divulgado, para que o nadador passasse por um processo de reavaliação funcional, o que é comum em atletas paraolímpicos, em vistas a reclassificação de categoria de competição.
 
Segundo a página oficial do CPB, "a classificação é um fator de nivelamento entre os aspectos da capacidade física e funcional, a fim de aproximar o grau de dificuldade entre os competidores com diferentes deficiências. Cada modalidade determina seu próprio sistema de classificação, baseado em aspectos funcionais. O atleta é submetido a uma avaliação por uma equipe de classificadores, que, através de testes de força muscular, mobilidade articular, testes funcionais (realizados dentro da água) e análise de resíduo muscular; determina a classe esportiva do atleta." Clodoaldo costuma competir na classe S4. Dependendo dos testes, ele pode ser conduzido à classe S5, teoricamente mais difícil (um dos favoritos nesta classe é outro nadador brasileiro, Daniel Dias). Revoltado com o protesto, o nadador ameaça não se apresentar para fazer o teste, nesta terça-feira, em Pequim - o que causaria sua exclusão dos Jogos.
 
Pode-se protestar contra um fato corriqueiro no paradesporto, o que está dentro do direito de cada um, mas o fato é que todo aquele que é bom, se vira em qualquer situação. Pensamos que, mesmo num estágio mais difícil, Clodoaldo Silva terá totais condições de sair vitorioso nesta Paraolimpíada. Esses fatos deveriam servir-lhe de estímulo para vencer, mas a recusa do nadador em aceitar os fatos pode prejudicar seriamente sua carreira.

Nenhum comentário: