2.7.07

Demorou, mas valeu a pena



No último sábado, foram inaugurados dois importantes locais de competição dos Jogos Pan-Americanos do Rio: o Maracanãzinho reformado, que se tornou o segundo mais moderno ginásio do país (o primeiro, evidentemente, é a Arena Olímpica do Rio, que deverá ser inaugurada neste final de semana); e o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão.

Poderia ser melhor - levando-se em consideração que as duas obras demoraram muito mais tempo para serem concluídas que o esperado, tanto por causa de falta de sintonia entre as três esferas de governo (algo, infelizmente, muito comum no Brasil), quanto por trapalhadas mesmo (como no caso da reforma do Ginásio Gilberto Cardoso, que demorou mais de quatro anos por causa da falência da empreiteira responsável pela obra - o que fez com que o Mundial de Basquete Feminino de 2006 tivesse que ser transferido para o repleto de goteiras ginásio do Ibirapuera, em São Paulo).

O prolongamento das obras - assim como o seu conseqüente superfaturamento - será avaliado pelos órgãos competentes. De todo modo, só resta-nos curtir o legado que tais obras terão que nos deixar, em relação ao desenvolvimento do esporte. E os eventos que tais arenas certamente nos credenciarão a sediar (como os Mundiais de Judô em setembro deste ano, e de Futsal no fim do ano que vem - e outros ainda virão).

Nenhum comentário: